Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informações da Luz

Informações da Luz

A alma e a ciência

A verdade é que a ciência muito pouco conhecimento tem ainda sobre a alma e o pouco que sabe, é ainda muito rudimentar. 

Nathalie tinha uma séria hemorragia. Sentia-se fraca, com frio e a dor no seu abdômen era excruciante. A enfermeira correu para chamar o doutor, mas até que estivessem de volta ela já estava se entregando. O doutor gritava instruções quando de repente a dor cessou. Ela sentia-se livre – e se encontrava flutuando sobre a cena, observando a intensa atividade sobre seu corpo, agora inerte.

“Nós a perdemos”, ela ouviu o doutor dizer, mas Nathalie já seguia seu caminho para cima, em direção a um túnel de luz. Ela primeiro sentiu uma aflição de ansiedade por deixar seu maridos e filhos, mas logo foi sobrecarregada por um sentimento de profunda paz; um sentimento de que tudo ficaria bem. Ao final do túnel, uma figura de puro brilho a esperava com os braços abertos.

 

Um neurocirurgião de Harvard, Dr. Eben Alexander, deixou o ceticismo de lado para acreditar na existência de alma.  Este assunto, vai muito além do que os microscópios da ciência são capazes de ver.

 

Outro cientista, o Dr. Alexander disse que o “nosso espírito não é dependente do cérebro, ou do corpo; ele é eterno e ninguém possui provas concretas que diga o contrário”. 

O neurocientista Antonio Damasio estudou muitos casos de disfunção cerebral. Em um dos casos, uma vítima de um acidente vascular encefálico, por exemplo, que perdeu toda e qualquer capacidade de sentir emoções; em outro, um paciente perdeu toda a criatividade após passar por uma cirurgia cerebral. Há outra também em que a pessoa perdeu a habilidade de tomar decisões ou, por causa de um tumor, um paciente perdeu todo o seu caráter moral.  

Assim, curiosamente, quando as pessoas imaginam as almas deixando seus corpos, elas acreditam que são capazes de ver – haja em vista os relatos de experiências de quase-morte comumente relatados. Agora, para complicar ainda mais um pouco, se essa capacidade da existência de alma for verdadeira, porque as pessoas cegas, que “possuem” almas, continuam cegas? 

Segundo o teólogo São Tomás de Aquino escreveu há 750 anos, não há uma resposta satisfatória para essa pergunta. Sem o corpo – sem olhos, orelhas e nariz – ele acreditava que a alma seria privada de todos os sentidos, esperando cegamente a ressureição da carne (na interpretação cristã) para que pudesse se tornar inteira outra vez. Em sua visão, a alma sem corpo teria apenas os poderes independentes de órgãos corporais: como a razão e o intelecto. 

Diferente do tempo de Aquino, hoje, muitas pessoas com danos cerebrais ainda são capazes de se manterem vivas. Então, com essas evidências neurocientíficas em mãos, poderíamos imaginar que ele teria de concluir que uma vez que o cérebro para, a razão e o intelecto deixam de existir.

 

A ciência ainda nem sequer entendeu a lei espiritual da causa-efeito. Como sabemos a ciência sempre muito tempo até constatar aqui que a sabedoria humana já sabe.

 

Natureza da Alma segundo Platão
Na obra o Fédon, Platão expõe as suas ideias sobre a alma. A alma não se limita a ser entendida como o princípio da vida, mas é também vista como o princípio de conhecimento. A alma é uma substancia independente do corpo, é eterna, unindo-se a ele de forma temporária e acidental.

As almas pertencem ao Mundo Inteligível ou Mundo das Ideias (real, imutável, eterno, etc). As ideias tem uma realidade objectiva, substancial, são o modelo ideal (arquétipos) de todas as coisas que existem no Mundo Sensível, com base nas quais as coisas foram criadas ou tendem a ser realizadas.

Os corpos pertencem ao Mundo Sensível ou Físico (mutável, ilusório, etc.). As coisas que existem neste Mundo são mais ou menos perfeitas conforme a sua semelhança com os respectivos modelos.

Mas as almas aspiram a libertar-se dos corpos e retornaram ao mundo das ideias. Só que para que isso aconteça é necessário que se libertem do ciclo reincarnações a que estão aprisionadas. Quando morre um corpo, a alma transmigra para outro, mas antes faz uma viagem pelo mundo das ideias. A viagem e a transmigração está contudo condicionada pelos actos praticados na vida anterior:

As almas dos indivíduos que tiveram uma vida virtuosa, são recompensadas de duas formas: a) na sua nova passagem pelo Mundo das Ideias tem um maior contacto com as Ideias; b) o novo corpo em que reincarnam pertence a uma pessoa com um estatuto social mais elevado que o anterior;

A união da alma com um corpo não faz desaparecer as ideias que nela existem. Pelo contrário, estas vão sendo recordadas à medida que as experiências e a educação as despertam através da educação e da experiência sensível.

Platão distingue três 3 almas ou partes de alma: 

Alma Racional (razão)

É a alma superior, destina-se ao conhecimento das ideias. Localiza-se na cabeça, e tem uma virtude principal, a Sabedoria.


Alma Irascível

Esta alma está associada à vontade, dando ao Homem o ânimo necessário para enfrentar os problemas e os conflitos. Localiza-se no peito e tem uma virtude, a Força  


Alma concupiscente

É a mais baixa de todas. É constituída pelos desejos e necessidades básicas. Está localizada no ventre, e tem como virtude, a Moderação.
Devido às 3 virtudes, se controla o corpo e a alma racional controla as outras duas, obtendo-se assim a justiça, a felicidade .

 

De Universo Racionalista, A Filosofia